Por que ter uma Adega? Qual modelo é o melhor para você?

segunda-feira, 1 de junho de 2020 14:29:01 America/Sao_Paulo

Você sabe qual é a importância de ter um Adega na sua casa, ou melhor, você sabe qual é o modelo ideal para você?

 Se existe um eletrodoméstico que está no topo da lista de desejo dos amantes dos vinhos, esse é, com certeza, uma Adega. No mundo rico de sabores e aromas dos vinhos que brincam com os sentidos dos verdadeiros amantes, uma Adega é mais do que necessário. Mas você, amante de vinhos, sabe por que ela é tão importante?

 Para o enófilo, uma Adega de qualidade é necessária por três motivos:

  1. Enriquece e agrega valor estético ao ambiente;
  2. Armazenamento correto, adequado e específico para as garrafas;
  3. Temperatura correta para o armazenamento.

Sabendo destes pontos descritos acima, você terá as principais razões do porquê de se ter uma Adega, pois além dela enriquecer e agregar valor estético no ambiente, o que é, de fato, uma necessidade cada vez mais recorrente atualmente, ela possui os encaixes corretos para o armazenamento, sem arranhar ou comprometer o físico das garrafas. Além desses pontos, as Adegas possuem a capacidade de fornecer temperatura correta ou algumas ainda, chegando apenas próximo ao ideal. É extremamente necessário entender a importância das Adegas, ainda mais quando lembramos que o Brasil em quase toda a sua totalidade possui temperaturas elevadas ou oscilando durante o dia, o que pode comprometer com a qualidade do vinho em médio a longo prazo.

 

  • Tipos de Adegas: 1 – Passivas ou 2 – Elétricas (ou climatizadas).

 

Entendido a importância de ter uma Adega de qualidade, é muito importante conhecer os tipos e como elas funcionam. Atualmente, temos dois tipos sendo as Adegas Passivas e as Elétricas.

Adega Passiva ou Tradicional

Digital Eletro - Adega Passiva

 

 

As Adegas Passivas ou Tradicionais, como o exemplo acima, são construídas em algum espaço dentro de casa ou, até mesmo, podendo ser construídas no subsolo da casa. O espaço construído tanto dentro de casa quanto abaixo, precisam ser climatizadas e projetadas pensando nas condições de temperatura necessárias para cada tipo de vinho, além disso, elas podem ser construídas verticalmente, aproveitando espaços vagos entre móveis, ou horizontalmente, ficando à critério e gosto daqueles que irão comprar ou construir.

Vantagem: a vantagem deste tipo de adega é, inicialmente, pelo valor estético que agrega e muito à sua casa, um verdadeiro espaço apaixonante, principalmente, aos apaixonados por vinho. Outra vantagem delas é a capacidade para armazenar as garrafas, nelas você terá muito mais espaço para os vinhos.

Desvantagem: a desvantagem deste tipo de adega está justamente no espaço delas, uma realidade distante para muitos, principalmente, para aqueles que moram em apartamento. Outro ponto que deverá ser levado em consideração para este tipo de adega é na manutenção e checkup do ambiente.

 

Adegas Elétricas

 

Digital Eletro - Adega Elétrica

Adegas Elétricas (climatizadas): Termoelétricas ou por compressor.

As Adegas Elétricas (climatizadas), ao contrário das Passivas/Tradicionais, elas já podem ser uma possibilidade para muitas pessoas, podendo ser facilmente colocadas em casas e apartamentos, seja pequenos ou grandes. Apesar de serem menores, elas não deixam a desejar na personalização e, principalmente, na eficiência. As Adegas Elétricas podem ser encontradas nas cores branco, preto, vermelho, amadeirado e tantos outros tipos para os mais diversos gostos e sua capacidade partindo da capacidade de cerca de 34 garrafas e indo para além de 84 garrafas. Dentro das elétricas, podemos encontrar dois tipos sendo as termoelétricas e as por compressor.

  • Termoelétricas

As Adegas Termoelétricas funcionam por meio da troca de calor com o ambiente externo. As placas de cerâmica que elas possuem, basicamente, “retiram o calor” das garrafas e jogam para fora fazendo, assim, que o interior da adega possua cerca de 10º a menos que o ambiente externo. Entendendo isso, é necessário levar em consideração na temperatura média do local em que será colocada, pois sabemos que em grande parte do Brasil, a temperatura é elevada ou oscilando bastante, colocando em risco a qualidade do vinho, podendo vir a perder características importantes.

 

Vantagens: geralmente são de baixo custo, baixo nível de ruído, são mais compactas e consomem menos energia.

Desvantagens: não se adapta ou não é recomendada para ambientes quentes.

 

  • Com compressor

Neste tipo de Adega temos modelos mais avançados, entregando mais qualidade, eficiência e funcionalidades. Independentemente do tipo de ambiente que você a colocar, elas contarão com total controle com a climatização no seu interior, ajustando na realidade do momento fazendo, assim, que as características do vinho sejam conservadas. O compressor que elas possuem, funciona como uma espécie de “mini geladeira”, permanecendo a temperatura ideal para os vinhos, mesmo que externamente esteja com temperatura alta.

Vantagens: segurança e eficiência adequada para os vinhos, além de serem compactas o suficiente para você colocar no seu apartamento ou na sua casa.

Desvantagens: elas possuem, geralmente, um valor mais elevado em consideração as Adegas Termoelétricas, possui mais ruído por conta do compressor e um consumo maior de energia

 

Dicas

  1. Muitas vezes o valor dos vinhos acaba superando até mesmo o valor da própria Adega, portanto, é muito importante fazer uma escolha inteligente para que o barato acabe não saindo caro;
  2. Dê preferência para aqueles modelos que possuem porta de vidro escuro com proteção UV;
  3. Evite modelos muito pequenos: além dos modelos menores possuírem pouco espaço, fazendo com que você esteja limitado em um número pequeno de garrafas, é muito comum o consumidor desenvolver um desejo cada vez maior em colecionar e armazenar vinhos. Pense a longo prazo, o indicado é adquirir modelos com capacidade de, no mínimo, 20 garrafas.
  4. Antes de adquirir a sua Adega, é imprescindível que você contate um vendedor ou nas especificações no próprio site e confira se aquele modelo atende as suas necessidades e desejos.

É extremamente importante saber a temperatura ideal para cada tipo de vinho, mas você sabe qual é? Ou melhor, você sabia que cada vinho necessita de uma temperatura e cuidado especial?

Pois então, veja abaixo a lista que preparamos para você:

Tipo de vinho

Temperatura ideal

Espumante

4º a 10º

Vinho Branco

6º a 12º

Vinho Tinto Leve

12º a 15º

Vinho Tinto Encorpado

16º a 18º

 

 

  • Marcas recomendas

Nós da Digital Eletro recomendamos as seguintes marcas:

  1. CrissAir;
  2. Lofra;
  3. Elettromec;
  4. Venax;
  5. Brastemp.

 

  • 5 modelos que recomendamos

1 - Adega Elettromec Vetro Dual Zone

Digital Eletro - Adega Elettromec Vetro Dual Zone 181 garrafas

A Adega de 181 garrafas pode ser instalada de forma independente ou embutida. É inspiração que alia tecnologia e beleza com 2 evaporadores e 2 zonas independentes, que proporcionam maior eficiência e economia. Possui vidro low-E, que minimiza a sudação na porta, e corrediças telescópicas nas prateleiras, proporcionando maior segurança e praticidade no manuseio dos vinhos. Display Touch na porta e iluminação interna com LEDs de alto brilho. Sofisticação e requinte para seus melhores rótulos de vinhos!

2 - Adega ADG 77 D

Digital Eletro - Adega ADG 77 D

A adega ADG 77D possui duas zonas que facilita a separação dos tipos de vinhos que precisam ter temperaturas diferentes em sua conservação.
A temperatura das duas zonas podem ser ajustadas individualmente, o termostato pode ser programado no intervalo de 5 até 22 °C conforme a recomendação do seu vinho, sendo possível também colocar a mesma temperatura em ambas as zonas simultaneamente. O modelo ainda conta com iluminação em LED branco, prateleiras em madeira tratada anti fungo e corrediças telescópicas. 
Climatizada por compressor, ela preserva a estabilidade das temperaturas que conservam melhor os seus vinhos.
Quando receber amigos em casa, lembre-se de que o vinho é uma bebida perfeita para compartilhar, mas não dá para errar na temperatura!

3 - Adega TR14 AVDA

Digital Eletro - Adega Tecno Lofra TR14 AVDA

Oferece uma sofisticada apresentação com eficiente conservação de todos os tipos de vinhos e espumantes. Duas zonas independentes de temperatura permitem guardar 43 garrafas de vinho em suas corretas temperaturas de consumo ou guarda, sejam eles tinto, branco, rose ou champagne. Cada zona de temperatura pode ser ajustada de 5º C à 20º C separadamente e de forma independente em relação à outra. Permite usar uma zona para manter vinhos em temperaturas de consumo e a outra zona para manter vinhos em temperatura de guarda, entre as suas várias possibilidades de uso. Sua porta em vidro triplo com moldura em aço inox anti-manchas e robusto puxador proporciona uma elegante integração com os mais refinados ambientes. Permite aplicação no piso ou embutido sem frestas com a porta alinhada com a frente do móvel por realizar ventilação apenas através do rodapé frontal. Possui quatro prateleiras em madeira tratada com refinado acabamento e retráteis para selecionar garrafas de forma fácil e segura. Um painel com acionamento por toque está posicionado no centro do seu interior, visível através da porta de vidro. LEDs na parte superior interna criam uma iluminação uniforme nas 2 zonas de temperatura sem gerar calor, acionada automaticamente ao se abrir a porta. Produto certificado pelo INMETRO para funcionamento com as condições de temperatura e energia do Brasil.

4 - Adega Brastemp Dual Zone 33 garrafas

Digital Eletro - Adega Brastemp Dual Zone 33 garrafas

A Adega Brastemp Dual Zone com capacidade para 33 Garrafas possui a tecnologia Dual Zone, dois compartimentos com controle de temperatura independentes. Conta também com Painel Eletrônico Touch, prateleiras com acabamento em madeira, puxador metálico e portas de vidro triplo. Seus diferenciais exclusivos são: 

5 - Adega Elettromec 28 garrafas

Digital Eletro - Adega Elettromec 28 garrafas

Modelo:

- CV-1FS-28-XV-1CAA | CV-1FS-28-XV-2CAA

Com esta adega exclusiva, você poderá apreciar o que há de melhor, no quesito design e armazenamento. As adegas Elettromec possuem compressor, o que faz com que a temperatura interna não sofra alteração da temperatura externa.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: