Qual a diferença entre geladeira e refrigerador?

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020 17:12:59 America/Sao_Paulo

Você está montando a cozinha, com o maior capricho, tudo com suas medidas certas para os armários e vem a questão: 

Qual é a diferença entre geladeira e o refrigerador?

E qual dos dois é o ideal, de acordo com a minha necessidade?

Se você está fazendo uma pesquisa para comprar a sua geladeira, com certeza já deve ter encontrado opções de geladeira e opções de refrigeradores.

A resposta é: nenhuma! São os mesmos eletrodomésticos, porém com nomes diferentes. Portanto de onde surgiu essa confusão de termos? Para responder isso, vamos voltar um pouquinho no tempo e entender as origens dos nomes.

 

Como surgiu a primeira geladeira

geladeira antiga

A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1842, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada para exportação. 

O primeiro protótipo de uma máquina refrigeradora apareceu por volta de 1850, nos Estados Unidos. Ao chegar no Brasil, a tal máquina que conseguia gelar e conservar alimentos ainda era conhecida como refrigerator. Talvez, por isso, o termo refrigerador acabou sendo incorporado para denominar o produto.

Digital Eletro Geladeira antiga

Com o tempo, o refrigerador foi ganhando novas tecnologias e um grande diferencial dele era produzir gelo e conservar alimentos ou produtos com diferentes temperaturas. A partir daí, foi só uma questão de tempo para o termo “geladeira” começar a ganhar força.

Evolução do Produto

As preocupações com a conservação dos alimentos surgiram com a agricultura, quando o homem pré-histórico compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos para o tempo de escassez. Os primeiros métodos de conservação de alimentos incluíam a secagem ou a adição de sal e especiarias para evitar a sua deterioração (estragos, decomposição) por micro-organismos.

A geladeira foi projetada para armazenar e conservar os alimentos, especialmente as carnes, é uma necessidade básica e fundamental de qualquer casa, e isso já vem de muito tempo. Foram muitas tentativas, ao longo da história, de se criar algo que permitisse conservar os alimentos por mais tempo e, mais difícil ainda, produzir gelo artificialmente.

A primeira dessas tentativas aconteceu em meados de 1850, quando o médico americano John Gorrie inventou uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro, permitindo congelar água pura. 

Digital Eletro geladeira e refrigerador

A ideia foi sendo aprimorada ao longo dos anos, principalmente após o surgimento da eletricidade, e as primeiras máquinas refrigeradoras domésticas (os refrigerators, no inglês) começaram a ser comercializadas no final do século XVIIII.

No Brasil, o primeiro aparelho refrigerador chegou apenas em 1950, através da marca Frigidaire, da General Motors. E foi aí que surgiu por aqui o termo popular geladeira, que vem do gelo produzido pelo aparelho e do fato de que ele gela (ou resfria) o que estiver no seu interior.

Por muitos anos, também, a palavra frigidaire foi utilizada como sinônimo de geladeira, sendo um daqueles casos em que a marca vira sinônimo do produto, como por exemplo a Gillette com atualmente utilizada para aparelhos de barbear e outros produtos de higiene pessoal.

Diferença entre Freezer e Geladeira

Agora que você já sabe que não existe diferença entre geladeira e refrigerador, vale salientar que os dois produtos possuem características exclusivas. Entenda a diferença entre o freezer e o refrigerador.

  • Freezer

 digital-eletro-freezer

Temperatura do Freezer

A principal diferença entre freezer e refrigerador está na temperatura. O freezer alcança temperatura bem menores do que um refrigerador. Ele consegue atingir uma média de temperatura que varia entre -14°C a – 25°C.
Aqui, explicamos um pouco mais sobre qual a temperatura ideal do freezer.

Tipos de Freezer

O freezer faz o mesmo trabalho que o congelador da sua geladeira, porém com muito mais espaço para armazenar seus alimentos, e existem basicamente dois tipos de freezer, os horizontais e os verticais.

Freezer Horizontal

O freezer horizontal tende a ser um pouco maior, ideal para armazenar produtos e alimentos maiores como peças grandes de carne e caixas de cervejas ou refrigerantes, peixes inteiros, grandes porções de comida congelada, etc.

Freezer Vertical

Já o freezer vertical, apesar de ter menos espaço interno, também consegue armazenar uma grande quantidade de alimentos. Se ficou na dúvida de qual dos dois vai ser melhor para a sua necessidade, descubra qual escolher entre o freezer vertical ou horizontal.

Digital Eletro Freezer Vertical

  • Geladeira

Hoje em dia, existem inúmeros modelos de geladeira, de diferentes tamanhos, as feitas de evox* e inox e com diferentes funcionalidades.

*Evox é um inox criada pela Brastemp. Sua maior diferença é que ele é um inox fosco.

Abaixo vamos citar os principais tipos:

Geladeira Frost Free

As geladeiras Frost Free são um dos modelos mais procurados do mercado. Isso porque a sua facilidade de limpeza, por não acumular gelo, é uma verdadeira ajuda no dia a dia.

Geladeira com Freezer em cima

Geladeiras com o freezer em cima é uma opção para quem gosta dos eletrodomésticos mais retrô. 

Digital Eletro geladeira retro

Geladeira com freezer embaixo

Outra queridinha são as geladeiras com freezer abaixo. Mais elegantes, modernas e práticas, essas geladeiras têm tudo para facilitar ainda mais a sua vida e até melhorar a sua rotina!

Temperatura da Geladeira

Já a geladeira, foi criada para conservar os alimentos. Ou seja, manter a temperatura fria, porém sem congelar para não estragar os alimentos mais sensíveis. A temperatura média que uma geladeira alcança varia entre 1°C a 7°C.

Agora que você sabe tudo sobre geladeiras e freezers , não deixe de conferir os modelos de geladeiras e freezers que a Digital Eletro tem. Com certeza você vai encontrar o modelo perfeito para sua casa!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: